Av. Rio Camaçari, nº, 33 , Em frente a praça dos 46, Telefone: 71 3040-1661 /3627-1703 E-mail: cerhum@hotmail.com

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Os 5 maiores erros que podem prejudicar a perda de peso

1 - Pular refeições
Não tomar café da manhã, pular os lanches intermediários, não realizar o jantar.... Pode até parecer que essas seriam estratégias boas para perder peso, afinal, você estaria ingerindo menos calorias e, portanto, isso ajudaria na perda de peso, certo? ERRADO.
Ficar longos períodos em jejum deixa o seu metabolismo mais lento, o que dá uma ordem ao organismo para economizar os estoques de gordura do corpo. Além disso, se você pula refeições, fica com muita fome e acaba comendo mais do que deveria na próxima refeição.

2 - Dietas da revista, dos famosos, da amiga...
Aquelas chamadas de revistas podem parecer tentadoras: "Como perder 5 kilos em uma semana", "Perdi 10 centímetros da barriga comendo chocolate", "A dieta da princesa que promete uma barriga sequinha em 15 dias", etc etc etc. Se essas "fórmulas" funcionassem, não ia existir ninguém insatisfeito com o peso no mundo.
Talvez, se você seguir esses cardápios malucos, até pode perder algum peso. Mas com certeza a maior parte dele NÃO SERÁ GORDURA.
Dietas muitos restritivas causam depleção de massa magra, você estará perdendo músculos e não gordura. Além do mais, essas dietas cansam e enjoam, ninguém consegue viver assim por muito tempo (e nem deveria, já que não trazem nenhum benefício para saúde). Aí você perde alguns quilinhos, fica flácido porque perdeu músculo e não gordura e, depois de um tempo volta à sua rotina normal e engorda o dobro.
O que fazer, então? Procurar um Nutricionista e fazer uma REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, baseada no seu corpo, no seu estilo de vida, nos seus hábitos e na sua condição de saúde.

3 - Sono ruim
Nos últimos anos, muitos estudos têm demonstrado como um hábito de sono ruim pode interferir na perda de peso (ou ajudar no estoque de gordura no corpo).
Noites mal dormidas, normalmente, fazem com que as pessoas fiquem mais estressadas ao longo do dia e, existe um hormônio liberado em estados de stress que manda sinais para que o corpo acumule gordura.
Além disso, ficamos mais cansados, com menos disposição para praticar atividades físicas (que são grandes aliadas para a perda de peso).
Por outro lado, hormônios liberados durante o sono têm o efeito contrário: além de repor as energias, estudos sugerem que, quem dorme bem, tem melhor capacidade para queimar gorduras durante as atividades físicas.

4 - Alimentos zero/diet/light
Esse é um erro muito comum e a indústria de alimentos é a maior culpada. É comum uma pessoa que está tentando emagrecer escolher os alimentos zero/light ou diet das prateleiras, afinal esses produtos são sempre mais saudáveis, né? NÃO, nem sempre.
O fato de um alimento ser zero, light ou diet, não faz dele um alimento saudável. Você deve ficar sempre atento aos rótulos dos alimentos, e comparar não só as calorias, mas a quantidade de gorduras, sódio e nutrientes deles.

5 - Finais de semana
Por fim, tem gente que tem uma alimentação super equilibrada durante a semana, pratica atividades físicas... Mas aí, de sexta a domingo, come porcarias o dia todo e "esquece" de se exercitar.
Gente, só um aviso: nossas gordurinhas NÃO SABEM que é final de semana e não vão dar trégua por isso, ok? rs
Não estou dizendo que quem precisa emagrecer não pode nunca, de forma alguma, comer alguma coisa um pouco mais calórica e gordurosa ou tirar um dia de descanso da atividade física, muito pelo contrário.
Porém, não adianta nada se esforçar durante 4 ou 5 dias e colocar tudo à perder em outros 2 ou 3 dias. Isso não trará resultados e apenas te deixará mais frustrado.
Então a dica é: se alimente bem todos os dias, pratique atividade física regularmente e, dessa forma, vc poderá, vez ou outra, comer uma pizza, um lanche, ou qualquer outro alimentos que não é saudável mas que todo mundo gosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário